• Laboratório móvel de Guerrilha – Adobe Scan: PDF scanner e OCR

  • Voltar
 por 

Adobe Scan: PDF scanner e OCR

  • Suporta Português Brasil
  • Gratuito, contudo existem pacotes dentro do app (
  • 4,9 estrelas na Apple store, 105 mil Classificações
  • Atualizado com frequência


    Ele oferece inúmeras funções, caso queira ver no detalhe acesse a prévia

Fiz o download super rápido, ele possui apenas 122,6 MB.
A primeira tela de boas vindas pede para fazer o login, o Adobe Scan suporta logon com a Google, Facebook e ID Apple. Feito o login você os termos de uso e aceita eles.
A primeira interação com ele é super amigável, é super semelhante a uma tela de câmera de qualquer dispositivo

Nessa barra inferior central você escolhe o tipo de documento que você quer digitalizar, ele dá as opções

-Documento
-Formulário (ele permite até assinar)
-Quadro de comunicações
-Cartão de visitas (ele permite você salvar informações a seus contatos)
* Todos permitem o uso do flash (Automático, Com ou Sem)

O diferencial do app são suas funcionalidades





Ele tem várias funcionalidades para potencializar a sua experiência, dentre elas o reordenar dentro do pacote, que te dá permissão de reordenar as páginas, o que te isenta de precisar refazer o pacote inteiro caso tenha esquecido uma página ou duplicado alguma








Possui também a funcionalidade limpar imperfeições que retira rabiscos, buracos, defeitos, imperfeições no geral e ele funciona até que bem caso os problemas estejam bem longe dos caracteres, pois ele não separa caractere de fundo para fazer a limpeza é mais como um editor de imagem mesmo, contudo só tendo pincel e borracha.
A problemática é a falta de automação, você precisa identificar as imperfeições na mão, página por página, se tornando um recurso lento e trabalhoso pra quem trabalha com grandes acervos.




Tempo e Sanidade Mental



Pensando em otimização do tempo, pouca coisa vai poder ser otimizada, cada pacote de 25 páginas leva em torno de 15 minutos para ser digitalizado, pois existem alguns fatores que fazem esse processo demorar.
O primeiro fator é o de manuseio do Ipad e do item bibliográfico. Pensando na realidade de não possuir um tripé e ser apenas uma pessoa exercendo esse trabalho, você precisa segurar o Ipad com as duas mãos para minimizar os tremores durante a digitalização, ação que não será possível pois o item bibliográfico persiste em dificultar, já que todo livro tem o problema de folhas com curvatura, toda primeira metade do livro fica com as páginas curvas, precisando que você puxe a página para o OCR captar os caracteres, (com uma mão você segura o Ipad e com a outra você deixa a folha legível pelo scan) com isso o seu dedo sempre vai aparecer no canto, sendo necessário você cortar 50% das digitalizações feitas por pacote.


Folhas curvas

No GIF acima eu demonstro como é feito o processo de digitalização e a diferença de tratamento para uma folha lisa e uma com curvatura.
É usada a ferramenta de captura automática para facilitar da digitalização

OCR e os tipos de papel e conteúdo

O Adobe Scan Adobe Scan: PDF scanner e OCR definitivamente não foi feito para o uso de quadrinhos, o Reconhecimento ótico de caracteres não reconhece os caracteres dos quadrinhos, perceba a diferença de detecção dos 3 exemplos a seguir, a seleção em azul são os caracteres que o Adobe conseguiu reconhecer

Você pode perceber que ele não detecta todos os textos de forma eficiente confundindo desenhos com caracteres, já a detecção de textos em livros é 100% eficaz.
Outra problemática que envolve mais o universo dos quadrinhos é o tipo de papel, papeis lisos, brilhosos e coloridos precisam de uma iluminação natural adequada, pois o flash provoca uma mancha de brilho e distorção nos tons de cor comprometendo a fidelidade.

Com iluminação natural
Com o flash automático
Com o flash ativo

Impressões finais

O Adobe Scan cumpre com boa parte das suas premissas sem maiores problemas, contudo se encontra como um aplicativo de scan para usuários com necessidades simples. Permitindo apenas a digitalização de 25 páginas por pacote, um número super pequeno caso você deseje digitalizar por exemplo um livro, mesmo tendo conhecimento de softwares que compilam PDF’s isso será uma etapa extra do seu trabalho, trabalho esse que o Adobe Scan te obriga a ter.
É um app “gratuito” rígido e com varias funcionalidades interessantes, (são mais de perfumaria mesmo), sendo pouco útil para usuários avançados que precisam digitalizar um grande volume, permitindo ser feita poucas páginas por pacote e demorando um tempo considerável para cada pacote ser feito. Todavia ele abarca muitas necessidades sem precisar assinar a sua versão paga

O OCR trabalha bem em textos simples, páginas limpas e boa iluminação, atributos que nem sempre serão realidade de quem deseja digitalizar grandes conteúdos de instituições onde nem sempre o acervo está em excelente estado.

Uma ótima escolha pelo mercado ser super escasso quanto a apps gratuitos com OCR, mas se você tiver um acervo grande pode se preparar pra ter um trabalho considerável levando em conta que os pacotes são pequenos e levam um bom tempo para serem feitos. Agora se você é um usuário simples, que precisa digitalizar pouca coisa é a escolha ideal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *